Empreender na web é algo que proporciona inúmeras facilidades para qualquer empreendedor. E juntamente com os benefícios, essa prática também trouxe muitos desafios. E um deles é como encontrar seu cliente ideal.
Essa é uma tarefa bastante complicada, ainda mais porque muitos empreendedores sequer sabem identificar o que seria esse Cliente Ideal.
Se você também possui dúvidas quanto a isso, saiba que, basicamente, o cliente considerado ideal para o seu negócio é aquele que possui uma necessidade/problema que você pode atender, e que está disposto a pagar por uma solução que possa resolver essa demanda.
Mas como definir quem é essa pessoa?
Para isso, é necessário estabelecer um planejamento estratégico onde você irá realizar vários estudos para entender melhor seu público
Continue lendo esse post e veja como encontrar seu cliente ideal.
Passo a passo de como encontrar seu cliente ideal
Não tem como encontrar seu cliente ideal sem ter um planejamento para o seu negócio. Isso porque, é por meio dele que será possível coletar informações e estabelecer objetivos que ajudem nessa definição.
E para definir esse plano, é necessário seguir alguns passos:
1. Definir a persona
A persona é uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Ela consiste em um perfil socioeconômico que traz todos os detalhes sobre o possível consumidor. Desde a idade, até o problema que ele quer solucionar.
Essa representação pode ser obtida de diferentes formas. Pesquisas na web, pesquisas pessoais, uso de analytics, entre outras ferramentas.
1. Entenda os estados emocionais do cliente
O segundo passo consiste em entender os estados emocionais do cliente. Basicamente, eles são identificados como os momentos que levam uma pessoa a fazer uma compra.
Várias emoções podem gerar esse gatilho. Por exemplo, uma pessoa que vê o colega com uma roupa nova, pode sentir inveja e querer comprar uma igual.
Mas várias outras emoções podem despertar a vontade de comprar. O medo de perder uma oportunidade única, é outro exemplo. E você precisa estar atento quanto a isso.
2. Planejamento da jornada de compra
A jornada de compra nada mais é do que as etapas que o seu cliente ideal vai passar até concretizar a compra. O objetivo desse planejamento é justamente criar a melhor forma de condicionar o consumidor a isso.
O ideal é que ele consiga cumprir todas as etapas no menor tempo possível, mas, sempre ficando satisfeito ao fim e divulgando o seu negócio.
3. Use ferramentas de mensuração
E o último dos passos de como encontrar seu cliente ideal é usar ferramentas de mensuração. É por meio delas que será possível entender à fundo o comportamento dos seus consumidores.
Acredite, eles mudam de comportamento com frequência. As pessoas que compram hoje, não agem como as que comprovam a cinco anos atrás. E é por meio dessas ferramentas de mensuração que será possível entender questões como:
- Quanto o cliente ideal gasta em média?
- O que faz o consumidor desistir de uma compra?
- Qual meio de pagamento mais utilizado?
- Qual produto vende mais em determinada época?
Se você deseja desenvolver um planejamento estratégico para o seu negócio, entender o mercado e assim saber como encontrar seu cliente ideal, entre em contato com a LiraWeb e veja os serviços e cursos oferecidos.